Carregando...

Glossário

Balancete

É um levantamento mensal e/ou anual dos saldos credores e devedores devidamente registrados no livro razão da empresa, com o objetivo de dar a correta identificação contábil das movimentações ocorridas Demonstração parcial da situação econômica e do estado patrimonial de uma empresa, referente a um período de seu exercício social.

Balanço

Demonstração contábil que apresenta o desempenho financeiro de uma entidade ao longo de um exercício completo (geralmente um ano), detalhando os resultados de receitas e despesas no período. Ele é essencial para a prestação de contas e para garantir a transparência na gestão pública, fornecendo uma visão clara sobre como os recursos públicos foram utilizados.

Balanço de pagamentos

É o registro contábil, econômico, financeiro e estatístico do valor das transações efetuadas por um país com o exterior, em determinado período. Abrange a balança comercial (exportações menos importações), a balança de serviços e rendas (turismo, transporte, fretes, seguros, rendas de participações em empresas, juros da dívida, entre outros) e os movimentos financeiros e de capitais, nos quais também estão incluídas as operações financeiras internacionais não governamentais.

Balanço financeiro

Balanço Financeiro Evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público no período a que se refere, apresentando de forma detalhada: a) a receita orçamentária realizada, discriminada por destinação de recursos; b) a despesa orçamentária executada por destinação de recursos, incluindo o montante não pago, registrado como parcela retificadora; c) os recebimentos e pagamentos extraorçamentários; d) as interferências ativas e passivas, decorrentes ou não da execução orçamentária; e) o saldo inicial e o saldo final das disponibilidades.

Balanço orçamentário

Evidencia as receitas e as despesas por categoria econômica, confrontando o orçamento inicial e suas alterações com a execução. Demonstra o resultado orçamentário e discrimina: as receitas por fonte; as despesas por grupo de natureza.

Balanço patrimonial

Evidencia qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade do setor público e está estruturado em: a) Ativo – compreende as disponibilidades, os bens e os direitos, tangíveis e intangíveis adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelo setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerentes à prestação de serviços públicos; b) Passivo – compreende as obrigações assumidas pelas entidades do setor público para consecução dos serviços públicos ou mantidas na condição de fiel depositário, bem como as contingências e as provisões; c) Patrimônio Líquido – representa a diferença entre o Ativo e o Passivo; d) Contas de Compensação – compreende os atos que possam afetar o patrimônio.

1 a 6 de 6 registros